Não importa quanta verdade possa haver naquele velho ditado sobre “Deus ajuda quem cedo madruga”, pois nem todo mundo é uma pessoa matutina. Há um rumor por aí que quem acorda cedo é mais produtivo de quem não é… mas ficar na cama por mais tempo é tão bom e o som do alarme tocando não é. Por conta disso, separamos algumas dicas valiosas para você aproveitar o melhor das primeiras horas da manhã e toda essa produtividade e energia se estender por todo o dia.

1. Medite na sua própria rotina

Sua rotina matinal é mais do que apenas o processo que leva você da cama para as obrigações. Aproveite ao máximo fazer algumas multitarefas conscientes. “Trate sua primeira hora do dia como uma espécie de meditação em movimento”, diz o especialista em liderança Steve Farber . “Enquanto você está escovando os dentes, tomando banho e servindo um café, não pense no que vem pela frente. Não pense em suas tarefas, prazos, pressões ou calendário. Deixe seus pensamentos e consciência se moverem para as pessoas e coisas em sua vida pelas quais você é grato ”. Essa dica é especialmente perfeita se você tiver lutado com formas mais tradicionais de meditação.

2. Banho

Com certeza, uma boa ducha faz parte de sua rotina matinal da maior parte das pessoas, mas se você começar a pensar nisso como parte de seu processo criativo, isso transformará todo o seu dia! A empreendedora criativa Nadine Russell aproveita esses momentos preciosos do banho, usando o tempo para se centrar e começar a debater as ideias sobre as quais quer agir ao longo do dia. Certos estudos mostraram que um banho matinal pode estimular a criatividade.

3. Evite mídias sociais

Nós sabemos, as pessoas estão sempre sugerindo que tirar uma folga das mídias sociais pode ser a solução para tudo. Mas veja, evitar intencionalmente começar a sua manhã com algo diferente que não seja já abrir o celular e conferir as mídias, realmente te deixará mais positivo e criativo ao longo do dia. “Me forço a manter meu telefone carregando durante a noite em outro quarto, quando eu acordo de manhã, estou sozinha com meus próprios pensamentos”, explica a treinadora financeira certificada e empreendedora Emily Shutt . “Tenho uma clareza mental muito maior e uma capacidade aprimorada de buscar empreendimentos criativos, porque não sou prejudicada por reações às postagens de mídia social de outras pessoas.”

4. Ouça o seu quadro de visão

Sim, você leu isso corretamente. A artista e estilista June Cruz incorporou recentemente esse hábito à sua rotina matinal e está adorando! Em vez de criar um painel de visão física feito de recortes de revistas e inscrições fotográficas, Cruz se registrou falando sobre seu dia ideal e mais produtivo. Todas as manhãs, ela ouve essa gravação como um lembrete de que alcançar seus objetivos e ser criativo está ao seu alcance.

5. Não verifique seus e-mails

Sua caixa de entrada não precisa ser seu primeiro destino. Quando você verifica seu e-mail no início do dia, você acaba planejando as próximas horas com base no que outras pessoas querem e precisam. Quando você começa a trabalhar em suas próprias prioridades, o dia está quase no fim! “Ao não verificar seu e-mail… até que você tenha passado pelo menos uma hora se reagrupando, refletindo sobre uma lista de gratidão, desfrutando de seu café ou o que lhe traga mais espaço, descobrirá que isso amplifica seu espírito criativo para avançar com o que você quer fazer, ao invés do que você acha que tem que fazer, ”incentiva a líder empreendedora e líder Judy Tsuei .

6. Dê um passeio

Erica Bramham – musicista, compositora, professora de música e podcaster radicada na Austrália – faz da caminhada matinal uma prioridade, que ela considera especialmente crítica, já que trabalha em casa. “Isso abre minha mente para novas idéias e me ajuda a resolver o que eu realmente quero fazer com o meu dia.” Pontos de bônus, se você deixar o seu telefone em casa!

7. Preste atenção aos seus sonhos

A escritora e certificada especialista em sonhos Tzivia Gover nos lembra que os sonhos são tudo menos arbitrários. Comece a pensar em seus sonhos como um ponto de partida para seus esforços criativos. Mantenha uma caneta e papel ao lado de sua cama para que você possa imediatamente tomar nota de quaisquer revelações no meio da noite que pareçam particularmente inspiradoras.

8. Medite

“A meditação não apenas nos ajuda a relaxar e a nos desestressar, mas também nos dá todo tipo de regalias e presentes inesperados, como maior força mental, foco e criatividade”, dizem Elizabeth e Sukey Novogratz, autoras do livro Just Sit . CEO e co-fundadora do estúdio de inovação de conteúdo WP Narrative_ Tricia Clarke-Stone ecoa a importância da meditação em sua própria experiência: “Meditação é a minha maneira de limpar a mente e abrir espaço para coisas que não estão bem na minha frente.”

9. Pratique as “páginas da manhã”

Inspirada no famoso The Artist’s Way de Julia Cameron , a autora e life coach Diana Fletcher se envolve em um hábito jornalístico diário que provou ser instrumental em seu próprio crescimento criativo nas últimas duas décadas. Curioso? Defina o seu alarme 20 minutos antes do necessário e coloque a caneta no papel! “Você acabou de começar a escrever”, diz Fletcher. “Pode ser algo chato, trivial ou uma reclamação. O importante é que você tire todas as coisas mundanas da sua mente, abrindo caminho para a criatividade e pensamentos criativos ”.

10. Aproveite um pouco de tranquilidade

Resista ao desejo de ligar imediatamente as notícias ou o seu podcast favorito. Em vez disso, “permita que seus pensamentos fluam e se desenvolvam”, sugere Lori Robinett, escritora e fundadora da WriteScout . “Você ficará surpreso com o quão enérgica sua própria voz pode ser quando não é abafada por vozes mais altas.”

11. Descasque as laranjas

Nós apostamos que você esperava por essa! Nós também não… mas agora que entendemos por que um pouco de citrus matinal pode ser um salva-vidas de criatividade, estamos totalmente a bordo. De acordo com Michael Perman – chefe de criatividade para a empresa de inovação C’est What? e ex-chefe de criatividade e inovação da Gap, Inc. – as laranjas estimulam muitos de seus sentidos. “Sua cor, fragrância, textura e sabor, tudo excita sua mente e o desperta para novas possibilidades”, compartilha Perman. Além disso, você pode comê-los!

12. Facilite o dia

A atriz e atualmente coach de saúde Carey Peters tem um conjunto preferido de atividades de manhã cedo, mas eles não são a sua primeira prioridade. “Um hábito matinal não inspirará criatividade se parecer mais um item em uma lista de tarefas sem fim”, adverte Peters, que foi co-fundadora do Health Coach Institute . “É por isso que meu primeiro hábito matinal é não me pressionar para ter hábitos durante os primeiros 90 minutos do dia.” A primeira coisa que ela faz depois de acordar? Obtém em tempo de qualidade com sua filha. Quando sua filha sai para a escola, então é hora de Peters para começar a sua meditação e escrita práticas matinais.

13. Tente exercícios de respiração

A empreendedora criativa Casey Moran começa seu dia com visualização e respiração intencional. Ela começa deitando e respirando normalmente, depois começa a prestar mais atenção ao som da própria respiração, do batimento cardíaco e do ambiente. Quando ela ouve os sons da sala ao seu redor, ela começa a visualizar de onde eles estão vindo. Ela então traz consciência de volta ao seu corpo e respira cada vez mais profundamente de maneira lenta e controlada. “[Isso] permite que seus sentidos se conscientizem de si mesmo e do ambiente ao seu redor, o que permite que você comece seu dia com atenção”, diz Moran. “A visualização estimula a parte criativa do cérebro, à medida que você cria visuais a partir de sons. Finalmente, a respiração oxigena as células do cérebro e do corpo ”.

14. Exercite-se

Como se você estivesse procurando mais um motivo para se mexer! A Academia Internacional de Planejamento de Casamentos e Eventos , Kylie Carlson, treina de manhã com qualquer coisa, desde um passeio de bicicleta a uma academia para uma caminhada com seu cachorro, mas independentemente do método específico , ela acha que o simples ato de movimento é crítico para sua rotina diária. “O próprio ato de fazer algo diferente de sentar em sua mesa de trabalho, combinado com as endorfinas disparando através de seu corpo depois de um bom treino, realmente envia seu corpo em overdrive”, diz Carlson. “Adicione um pouco de sol à mistura, e realmente não há como dizer que idéias virão derramando da minha cabeça.”

15. Defina suas intenções

A gerente musical e fundadora do Whitespace + Wellness Tiffany Napper acorda 30 minutos mais cedo do que o necessário e usa o tempo extra para deitar na cama e visualizar o sucesso que ela espera ter ao longo do dia. Então, ela escreve o que ela é grata como se já tivesse acontecido. Começar cada dia com o fim em mente é uma ótima maneira de ser sua própria inspiração.