No trabalho você tem aqueles dias que você se sente energético, inspirado e produtivo, enquanto nos outros dias você se sente cansado, ocupado e estressado, com quase nada para mostrar pelos seus esforços no final do dia? Quando você passa várias horas por dia no trabalho, vale a pena fazer aquelas pausas para o corpo e a mente. Algumas escolhas simples e inteligentes ao longo do seu dia útil pode lhe  ajudar a aumentar sua criatividade e produtividade, reduzindo a fadiga e minimizando o estresse.

1. O combustível correto.

Legumes, frutas, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis irão te proporcionar uma fonte constante de energia ao longo do dia, oferecendo a nutrição que você precisa para a saúde a longo prazo. Muitos fast-food ou almoços prontos contêm açúcar, sal, farinha branca e gorduras e proteínas de baixa qualidade, o que pode fazer deixa-lo inchado e lento agora.

2. Não ignore a fome

Quando você está ocupado, é fácil empurrar as refeições, mesmo com fome. Quando você finalmente percebe, já está no meio da tarde, ou pior, no caminho de casa. Daí já percebeu que a fome é voraz está pronto para comer o que é útil e prático, independentemente do gosto ou nutrição. A longo prazo, ignorar os sinais de fome pode diminuir a sua capacidade em descobrir se você está realmente com fome mesmo durante momentos mais relaxados.

3. Pegue a hora do almoço

Conscientemente, desconectando-se do trabalho no meio do dia, pode lhe dar um impulso de energia e fazer o que se precisa na parte da tarde mais facilmente. Se possível, almoce em outro lugar que não a sua mesa – de preferência fora, se o tempo lhe permitir, onde você pode obter uma dose de luz solar e ar fresco.

4. Coma atentamente

Se você costuma almoçar na sua mesa, procure evitar ficar checando o seu e-mail, trabalhar ou falar sobre trabalho. Faça algumas respirações profundas, então coma devagar e saboreie sua refeição deliciosa e saudável. Enquanto o volume e a composição da sua refeição o ajudam a se sentir satisfeito, perceba os aspectos sensoriais da alimentação: gosto, aroma, textura, cor e temperatura. Se você ingerir rapidamente o seu almoço sem perceber isso, você se negará a experiência de comer, o que pode deixar você se sentir insaciado.

5. Gerencie o ambiente alimentar no trabalho

Se você trabalha fora da casa, você gasta uma grande parte do seu dia no local de trabalho, o que torna o seu segundo ambiente alimentar mais importante (depois da sua casa). É também um ambiente que pode ser imprevisível nas tentações – especialmente se o seu trabalho é estressante e o estresse faz com que você queira comer. Levar o seu próprio almoço nutritivo e atraente e lanches podem ajudar a evitar as ofertas tentadoras de refeições ou lanches menos nutritivos. Se você costuma pedir para entrega o seu almoço, faça o pedido antes, em vez de esperar até que já esteja com fome, o que pode facilitar a escolha saudável.

6. Mantenha-se hidratado

Mesmo a menor desidratação pode causar dores de cabeça e fazer você se sentir cansado e incapaz de se concentrar, o que não é bom para a sua produtividade ou bem-estar. Tenha a intenção de beber pelo menos seis a oito copos de água por dia, além do que você bebe quando se exercita. Outra forma de dizer: Beba água até sua urina sair bem clara ou transparente, é um sinal de que você está indo bem.

7. Exercite-se com frequência

Nossos corpos são destinados a se mover com freqüência, e isso inclui mais do que apenas um exercício planejado. Se você se sentar em uma mesa o dia todo, procure uma posição que lhe seja capaz de sair e se mover pelo menos a cada hora. Levante-se para encher o seu copo de água, converse com colegas de trabalho, faça pequenos passeios ou saia para dar uma curta caminhada rejuvenescedora.

8. Respire.

A respiração profunda é o energizador incorporado e o analgésico do seu corpo. Basta realizar algumas respirações profundas para ajudá-lo a se sentir mais calmo, mas se você tiver mais tempo, sente-se e fique concentrado em sua respiração por alguns minutos. Experimente isso pelo menos algumas vezes ao longo do dia para relaxar e recarregar, especialmente se você perceber que está se sentindo estressado ou tenso.

9. Não seja multitarefas

Você pode pensar que você está sendo super produtivo, mas você não está. Estudos mostram que a multitarefa perde mais tempo do que salva. Pior ainda, reduz a nossa função cerebral ao longo do tempo. Quando você se permite concentrar-se em uma tarefa ou projeto sem distrações (e-mail, redes sociais, abrir o navegador de janelas), você irá completá-lo melhor e mais rápido – e então ter a satisfação de verificar a sua lista de tarefas.

10. Respeite seus limites pessoais

Estabelecer pelo menos algum grau de equilíbrio no seu universo é importante para ajudá-lo a funcionar melhor no seu trabalho e em casa. Permitir que o trabalho consuma suas horas fora do horário regular, em última análise, torna o seu desempenho ruim. É importante para a sua saúde e bem-estar passar um tempo de qualidade com amigos e familiares, bem como tempo pessoal de qualidade para se exercitar, preparar refeições nutritivas e simplesmente relaxar.

 

Texto originalmente traduzido e adaptado do artigo Want a productive work day? Watch what you eat. – The Washington Post