Planejar a forma independente de como você estuda,lhe permite ter o controle, a liberdade e a frequência de seus estudos. Isso também lhe permite mais tempo para seu trabalho e vida social.

Ao iniciar um novo curso, muitos alunos não têm tempo suficiente para se dedicar ao estudo adequadamente, portanto, essa etapa constante, quando negligenciada, pode se tornar um verdadeiro pesadelo. As habilidades de gerenciamento de tempo de estudo são muito importantes para que um curso seja considerado satisfatório e bem sucedido.

É muito eficaz organizar seu próprio método observando as seguintes características:

  1.  Seja realista com o tempo de execução dos seus exercícios;
  2. Pense em tarefas adicionais para complementar o que estudou. Um vídeo, um podcast ou um artigo podem expandir mais o entendimento;
  3. Observe quais as tarefas você deve fazer primeiro. Foque nas que você sente mais afinidade e facilidade;
  4. Seja flexível nas suas prioridades, no entanto, não faça mudanças drásticas com frequência. Por exemplo: Se por um imprevisto, você precisou mudar o horário ou suspender um tempo de estudo, no próximo período volte à rotina;
  5. Divida as tarefas em vários períodos. Se o estudo for muito intenso, divida em vários momentos do dia ou da semana;
  6. Faça suas próprias anotações. Elas permitem que você tenha em mente o que tiver que ser reavaliado, corrigido ou revisado junto ao seu tutor.

Mesmo com um planejamento de estudos impecável, nada disso tenderá a funcionar sem uma revisão semanal constante. Organizar a semana com antecedência tende a prever e a destacar as próximas tarefas, inclusive caso algum evento aconteça inesperadamente, você já estará preparado.